O BNDES realizou na última segunda-feira, 26, em parceria com MTE, Centrais Sindicais (CUT, UGT, FS, CTB, NSCT, CSB) e Fundação Friedrich Ebert (FES), o seminário Desenvolvimento e Mundo do Trabalho – Desafios para Políticas Públicas e Negociações Coletivas, no Rio de Janeiro.
Participaram da abertura o presidente do Banco, Aloizio Mercadante, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o representante da Fundação Friedrich Ebert no Brasil, Christoph Heuser.
O evento contou com a participação de autoridades, estudiosos, lideranças sindicais como a FEPRO-RJ e SINPROVERJ além dos especialistas brasileiros e internacionais, que debateram sobre os desafios das transformações no mundo do trabalho, discutindo políticas públicas e ação sindical necessárias para lidar com essas mudanças.
Durante os painéis, foram discutidos o atual projeto de desenvolvimento econômico e socioambiental brasileiro com foco na geração de empregos de qualidade, no crescimento da renda do trabalho e na proteção trabalhista e previdenciária.
Os convidados internacionais realizaram suas falas em inglês e havendo tradução simultânea para o português. O evento ocorreu presencialmente e contou com transmissão ao vivo no YouTube.
Programação:
Abertura – Projeto de desenvolvimento brasileiro e os desafios para o mundo do trabalho Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego Aloizio Mercadante, presidente do BNDES Christoph Heuser, representante da Fundação Friedrich Ebert no Brasil
Painel 1 – Desafios do novo mundo do trabalho Wolfgang Schroeder – Universidade de Kassel, Alemanha Thomas Kochan – MIT Sloan School of Management, EUA Jeanine Berg, economista sênior do Departamento de Pesquisa da Organização Internacional do Trabalho em Genebra, Suíça Clemente Ganz Lucio, coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Brasil Moderação: Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho
Painel 2 – Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda Adriana Marcolino, diretora-técnica do Dieese Laís Abramo, secretária nacional de Cuidados e Família no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Francisco Macena, secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego Marcelo Proni, professor titular do Instituto de Economia da Unicamp Moderação: BNDES
Encerramento – Fórum do Trabalho (MTE – BNDES – centrais sindicais) Central Única dos Trabalhadores (CUT): Sergio Nobre, presidente Força Sindical: Juruna, secretário-geral União Geral dos Trabalhadores (UGT): Ricardo Patah, presidente Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB): Adilson Araújo, presidente Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB): Antônio Neto, presidente Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST): Moacyr R. Tesch Auersvald, presidente Moderação: Dieese.
“Enquanto entidade que visa o melhor para o trabalhador, cabe a nós, participar de eventos relevantes, como este, buscando cada vez mais atualizações para atuar no cenário tão desafiador que é o trabalhista” – ressaltou André Lavatori, Presidente SINPROVERJ e Vice Presidente FEPRO-RJ.
SINPROVERJ & você!